Governo de São Paulo lança Campanha do Agasalho 2023
Com o fim da pandemia da Covid-19, ação solidária volta a arrecadar cobertores e roupas em bom estado para doação para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O Fundo Social de São Paulo (Fussp) retoma nesta quinta-feira,18/05, a Campanha do Agasalho 2023 com objetivo de arrecadar itens de inverno e doar para pessoas em situação e vulnerabilidade social no estado de São Paulo. Entre 2020 e 2022, com o surto da Covid-19, a Campanha do Agasalho foi substituída pela ação Inverno Solidário, com arrecadação de cobertores novos em razão da possibilidade de contaminação das roupas nas doações. Agora, com o fim da pandemia anunciado pela Organização Mundial da Saúde neste mês de maio, a campanha retorna com a arrecadação também de itens em bom estado.
As doações poderão ser feitas durante todo o período de inverno em pontos de coletas parceiros da campanha distribuídos pelo estado de São Paulo. Nesses espaços haverá caixas devidamente sinalizadas para o recebimento das doações. As principais necessidades são agasalhos, meias, toucas e luvas. O Fussp destaca que itens velhos, rasgados e sujos são inviáveis para doações. As contribuições para a Campanha do Agasalho podem ser feitas também em dinheiro por meio da conta corrente oficial da ação.
A presidente do Fundo Social de São Paulo e primeira-dama do Estado, Cristiane Freitas, destaca a importância da ação solidária durante o frio. Lembramos que este período de baixas temperaturas pode provocar hipotermia, principalmente nas pessoas mais vulneráveis, por isso as doações salvam vidas, afirmou Cristiane Freitas.
Além da arrecadação, o Fundo Social de São Paulo também fará a compra, com recursos de doações, de cerca de 100 mil cobertores. A distribuição será realizada com base nos dados divulgados pelo CadUnico em relação à população em pobreza e extrema pobreza do estado.
A Campanha do Agasalho 2023 conta com o apoio de empresas, como a Klabin, que doou 12 mil caixas de papelão ondulado para arrecadação das roupas e cobertores e a Prodesp, responsável pelo desenvolvimento do site oficial da ação.
As doações recebidas serão destinadas para entidades sociais, entre elas hospitais e centros de acolhida e para os fundos sociais dos municípios do Estado de São Paulo.
Mais informações:
E-mail: campanhadoagasalho@sp.gov.br